Banner

SALVE A AMAZÔNIA! ASSINE A PETIÇÃO

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dublando Os Animais



                            Meuuu Deuss!! Ri muito com esse vídeo! É eu sei , eu sou abestalhada! =D

Inteligência animal

Um corvo cria uma ferramenta e utiliza a mesma para "pescar" sua ração
__________________________________________________________________________

O socozinho (abaixo) é uma ave da ordem Pelecaniformes da família Ardeidae.Tem cerca de 36 centímetros. É inconfundível, devido às suas pernas curtas e amarelas e pelo seu andar agachado.
Alimenta-se com peixes, insetos aquáticos (imagos e larvas), caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis. Permanece imóvel por longos períodos, empoleirado sobre a água ou em suas proximidades, à espera de presas.

Porém , esse pássaro descobriu que se jogar na beira do lago os farelos de pão antes atirados pelos humanos, o peixe será atraído a superfície para se alimentar e tornará sua pesca bem 
mais rápida e fácil. - Larissa Senna

_______________________________________________________




Animais com as Piores Armas Químicas [ 10 - 9 ]

10- Lesma do Mar. São como caracóis sem a concha protetora, então precisam se cuidar de outra maneira. Elas comem as anêmonas e guardam seus ferrões em apêndices trazeiros. Os cientístas ainda não sabem como o organismo da lesma faz a diferenciação entre células venenosas e outras. Elas são coloridas para avisarem que são venenosas.

Paralelo Humano: Os humanos decorarm substâncias venenosas de forma colorida. Conheça a mulher que tem uma coleção de garrafas de venenos. O azul cobalto e o verde esmeralda foram cores padrões de venenos até o início do século XX.

                                                            9- O milípide. 


Ele é especialista em gás venenoso
. O lêmure preto de Madagascar evoluiu de forma a utilizar este veneno. Ele passa o veneno em seu corpo para utiliza-lo como repelente de insetos e até se droga com ele!











Paralelo Humano: O inseto cantarida libera uma substância tóxica que se ingerida por humano aumenta a velocidade cardíacas e pode ser usado como uma porção do amor.

[ 8 - 5 ]

 8- Borboletas Monarcas. O serviço florestal americano tem uma lista de 500 vegetais que tem venenos poderosos para humanos. O oitavo lugar encontrou uma forma de roubar veneno das plantas para deixar um gosto horrível e mortal em quem a tentar comer. Suas larvas vivem em plantas onde comem o veneno, um alcalóide.
Paralelo Humano: Os romanos conheciam o poder de determinadas plantas, como a beladona, e as utilizavam                                            para envenenar as pessoas.

 7- Besouro Bombardeiro. É um químico pequenino que esguicha um ácido caústico pelo traseiro. O ácido é a reação de 2 substâncias que chegam a 200ºC quando se combinam!

Paralelo Humano: Nós temos alguma forma de venenos químicos no corpo. Por exemplo, se tomar 42 xícaras de café ou tomar 100 copos de água em 2 horas, você pode morrer. Todos os materiais são perigosos.

 



6- Sapo Cururu. Ele vive na Austrália e tem veneno poderoso o suficiente para causar um ataque cardíaco.

Paralelo Humano: Os antigos maias usavam os sapos extraindo seus venenos e usando como narcóticos em seus rituais de sacrifício. A vítima drogada pelo veneno não oferecia resistência ao sacrifício de sua vida aos deuses.



5- Naja Cuspideira. Ela vive no Sul da África e usa seu veneno para ficar longe de problemas. Esta é uma naja especial porque pode cuspir seu veneno na vítima e pode acertar um alvo a 3 metros de distância, preferindo mirar nos olhos do inimigo.

Paralelo Humano: Alguns cientístas descobriram que vaporizar veneno de cobra nas roupas sujas facilitam o processo de lavagem

[ 4 - 2 ]


4- Pássaro Pitui.


Os cientístas nem sabiam que ele existia até 1989. Os habitantes da Papua Nova Guiné dançam para ele a centenas de anos. É uma ave venenosa que quanto mais colorido o pássaro, mais venenoso o veneno.


Paralelo Humano: Os nativos de Papua Nova Guiné sabem que ele não tem um gosto bom e por isso não o comem.





3- Polvo de Anéis Azuis. Também vive na Austrália e tem veneno suficiente para matar 10 pessoas. Os anéis tem cores azuis vibrantes que advertem que é venenoso. É usado tanto para se defender quanto para atacar. Na verdade não é o polvo que produz o veneno, mas sim bactérias.

Paralelo Humano: 
1. Existem vários tipos de bactérias que produzem venenos. Visite um dos laboratórios mais seguros do mundo. No laboratório tem bactérias do Antrax e até do Botulismo. 
2. Conheça também a salmonela, que acompanha carnes mal passadas e derivados do leite, ela usa a gordura para passar pelo estomago e causa indigestão alimentar. 600 pessoas morrem nos EUA por ano devido as salmonelas.



2- Baiacú. Ele tem a tetratoxina, um dos venenos naturais mais mortíferos do mundo. Como o polvo de anéis azuis, o baiacú tem bactérias que produzem a tetratoxina. 

Paralelo Humano: 
1. No Japão, o baiacú é servido como iguaria e deve ser preparado por um especialista. Pelo menos 50 pessoas por ano morrem após comer esta refeição. 
2. As famílias reais tinham provadores oficiais que provavam tudo antes dos reis comerem qualquer coisa. Sua função era prevenir o envenenamento do monarca. Hoje ainda existem provadores que procuram sabores diferentes, como o caso do homem que prova sorvetes de diversos gostos

___[ 1° lugar ]___

1- As rãs venenosas em especial a dourada. Ele é o animal mais venenoso do mundo e vive na selva amazônica e é fácil de ver. Ela tem veneno na pele o suficiente para matar 50 pessoas. Os Índios usam seu veneno na ponta dos dardos que usam para caçar. O veneno é 10x mais potentes que a tetratoxina do baiacu. O veneno é a Batracotoxina.

Paralelo Humano: 
1. Um Herpetólogo explica como os índios fazem para conseguir o veneno e como hoje os cientístas conseguem o veneno.







Quer saber mais?
Assista: The Most Extreme - Animal Planet


http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/621/piores_armas_quimicas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os animais mais bem adaptados [ 10 - 9 ]

10. Camelos.
 Os camelos se adaptaram a uma forma incrível ao deserto. As narinas são pequenas fendas com musculos especiais. Longos cílios impedem a entrada de areia nos olhos e uma segunda palpebra os protege; e sua característica mais famosa: a corcóva, que não contêm água, mas sim gordura.









9. Rato
São muito resistêntes e estão sempre um passo a frente dos humanos. Um rato pode espremer-se em lugares bem apertados graças aos ossos flexíveis do crânio. Sua mandíbula é 120x mais potente que a nossa e não se machucam quando caem.

Paralelo Humano: Rasputin. Em 1916 ele era impopular na Rússia e resolveram o envenená-lo com cianeto. Mas ele não morreu. Então resolveram atirar várias vezes nele e ele não morreu. Só foi morrer quando bateram em sua cabeça e o jogaram em um rio, fazendo ele morrer afogado.

[ 8 - 5 ]

 8. Atobá Australiano. 









Nenhum animal comum sobrevivia a um choque contra a água a 150km/s como eles fazem. Eles não tem narinas e seu corpo possui air-bags naturais que ele infla para absorver o choque do impacto.



7. Guanaco. 




Ele vive nos Andes e sobrevive a alturas extremas, podendo ser encontrado a 5.000 metros acima do nível do mar. É totalmente adaptados a viver nestas condições, tendo 4x mais hemácias no corpo com o dobro do tempo vida das nossas.
.
6. Baratas. 




Podem sobreviver a praticamente tudo graças as suas antenas super sensíveis com 400 milhões de anos de evolução. Elas sobrevivem a 200x mais radiações que nós e podem viver 1 mês sem cabeça (seu cérebro fica na parte traseira), morrendo de sede.

Paralelo Humano: A saga das baratas usadas em testes que não morriam.






5. Vermes Vestimentíferos.
São os vermes que vivem nas chaminés submarinas. Bactérias em seu corpo convertem os ácidos em alimento e ele não tem boca nem ânus.

[ 4 - 2 ]

4° > Ursos Polares.


Bem-vindos ao mundo congelado do Ártico, local onde encontramos nosso quarto lugar. Ele tem uma camada de gordura de 13 cm e 2 camadas de pelo para mantê-los aquecidos, fazendo eles sofrerem mais de calor no verão que de frio no inverno. Os filhotes não tem esta proteção toda e por isto o urso polar fêmea hiberna sob o gelo durante 4 meses. 

Paralelo Humano: O curioso é que durante a hibernação o urso não "fica apertado" e não precisa urinar ou defecar, sendo por esta característica objeto de estudo de cientístas. Eles buscam uma cura para a insuficiência renal.

Em 1994 um homem da Nova Zelândia foi preso sob custódia nos EUA acusado de tráfego de drogas. Durante 23 dias ele não foi ao banheiro, mas, quando foi, revelou a prova do crime.



3° > Pinguim Imperador.
Vive na Antártida e procriam no lugar mais frio da Terra. Eles caminham e deslizam até 80 Km para chegar ao local de acasalamento. As fêmeas botam um único ovo por ano e passam o controle para o macho, que fazem um ninho com os pés, e esperam o inverno passar, mal se movendo durante 65 dias! Durante todo este tempo não comem absolutamente nada e sobrevivem as tempestades e todas as dificuldades. As fêmeas durante este tempo estavam se alimentando e voltam ao final do inverno para dar comida aos filhotes. E então os machos saem em busca de alimento.

Paralelo Humano: O mergulho anual da base Scott, localizada na Antárida, onde homens pulam nús na água. 
Em março de 1975 um garoto de 15 anos ficou submerso durante 38 minutos em água extremamente fria e sobreviveu.



2° > Grilo Uéta
Um inseto  resistente com corpo blindado e mandíbulas enormes. Como todos os insetos ele tem sangue frio e quando a temperatura cai ele congela por vários meses. Seu coração para assim como todo o corpo. Quando ele descongela, volta a vida sem dano corporal, como se nada tivesse acontececido


Paralelo Humano: Se cristais de gelo se formam no corpo humano eles destroem todas as células porque são como farpas.

___[ 1º lugar ]___

 1° > Tardígrado.


 É tão resistênte que você pode encontrar em qualquer lugar do planeta onde exista musgos ou líquens. São invisíveis a olho nú. Quando a coisa complica ele se enrola todo e perde até 99% da água do corpo, morrendo. Desta forma eles sobrevivem a temperaturas de - 200ºC até 150 ºC, suportam 1.000x mais radiação que nós e já foram encontrados tardígrados que viveram 120 anos sem água. Eles sobrevivem até ao vácuo do espaço. Ele é realmente o mais extremo.




http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/800/sobreviventes


The most Extreme - Animal Planet

segunda-feira, 2 de maio de 2011

É verdade que todo marisco é macho ao nascer?

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/pergunta_286931


Não. Essa lenda provavelmente surgiu por causa do maluco comportamento sexual de parte desses moluscos, que podem, sim, trocar de sexo. "Porém, a maioria das quase 20 mil espécies de mariscos bivalves é constituída de indivíduos de sexos separados. Isto é: do nascimento à morte têm um único sexo, masculino ou feminino", diz o biólogo Osmar Domaneschi, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Mas algumas espécies são hermafroditas, o que faz com que seus indivíduos possuam, ao mesmo tempo, os aparelhos reprodutores masculino e feminino. Entre esses animais, classificados em quatro diferentes grupos, observam-se, de fato, alguns mariscos trocando de sexo durante a vida. "Fatores genéticos e hormonais, a proporção de machos e fêmeas na população e fatores ambientais, como abundância de alimento, determinam o comportamento sexual entre as espécies hermafroditas", afirma Domaneschi. Em tempo: o termo marisco é um nome genérico usado para designar animais de diversos grupos de invertebrados marinhos comestíveis, como mexilhões, ostras e berbigões.

Quem são os inimigos naturais dos golfinhos?


 





( Adoro as matérias dele)
por Yuri Vasconcelos
Os mais perigosos são os tubarões, principalmente os de grande porte como o tigre e o branco. Além desses predadores, outras ameaças vêm das orcas - que na verdade são uma espécie enorme de golfinho - e do homem. "É comum pescadores capturarem golfinhos, sem querer, em suas redes", afirma a bióloga Ana Paula Madeira Di Beneditto, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos (RJ). Quando isso acontece, eles não conseguem subir até a superfície para respirar e morrem afogados. Assim como as baleias, os golfinhos são mamíferos da ordem dos cetáceos. Eles estão divididos em duas famílias: a Delphinidae, que compreende cerca de 30 espécies oceânicas, e a Platanistidae, com quatro espécies de água doce. Em média, os golfinhos atingem 3 metros de comprimento, sendo que a espécie mais conhecida, chamada de nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), ultrapassa os 2 metros e pesa por volta de 250 quilos. São esses animais que participam de shows acrobáticos em aquários de todo o mundo. Um dos menores golfinhos é o boto-tucuxi (Sotalia fluviatilis), encontrado na Amazônia, com 1,20 metro, e o maior é exatamente a orca (Orcinus orca), que atinge quase 7 metros e ameaça seus "primos" menores. Os golfinhos vivem em bandos de dois a mil indivíduos e são excelentes nadadores, podendo superar 50 km/h e descer a incríveis 300 metros de profundidade! Com tantas habilidades, abusam da valentia contra seus agressores. Mas nem sempre se dão bem.
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/pergunta_287012

Por que esses insetos fazem aquele barulho insuportável?


Tudo é por causa do bater de asas deles. "O zumbido é resultado da alta freqüência do batimento das asas dos mosquitos, que, dependendo da espécie, pode chegar a mil movimentos por segundo", diz o entomologista (estudioso dos insetos) Delsio Natal, da Universidade de São Paulo (USP). É como se cada inseto fosse um microventilador. As pás do aparelho fazem barulho quando se movimentam deslocando ar, certo? Com os insetos, acontece a mesma coisa - a diferença é que o barulho é mais agudo porque o número de movimentos das asas por segundo também é maior. Engana-se quem acha que aquele "zzzz" que a gente tanto odeia é exclusividade de mosquistos como os pernilongos: vários outros insetos voadores, como abelhas, vespas e libélulas, também provocam zumbido ao voar. "Mas como os pernilongos voam perto do nosso rosto em busca de sangue, o barulho provocado por suas asas é facilmente ouvido", afirma Delsio.

por Yuri Vasconcelos

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/pergunta_287539

domingo, 1 de maio de 2011

Por que o focinho dos cães é gelado?





   




Na verdade, o focinho dos cães não é gelado, mas, sim, bastante úmido. Isso acontece porque os cães possuem uma quantidade pequena de glândulas sudoríparas - glândulas que liberam o suor para auxiliar o corpo a eliminar calor. Para controlar a temperatura interna, o melhor amigo do homem precisa transpirar pela boca e pelo focinho. Isso explica por que os cães andam com a boca aberta, respirando como se estivessem ofegantes. O ato não significa necessariamente cansaço, mas, sim, um processo de eliminação de calor do corpo: o ar quente sai e o frio entra. Essa mesma troca ocorre no focinho. Quando o ar quente interno sai por ali e entra em contato com o ar ambiente mais frio, ele sofre o processo de condensação e ganha a forma líquida, molhando e resfriando o focinho.







Revista : Mundo Estranho




_

Existe animal que morre de tanto transar?


 
Sim, o rato-marsupial-australiano, um pequeno roedor com cerca de 10 centímetros de comprimento. Sua vida muda radicalmente quando ele atinge a "adolescência": os testículos aumentam e chegam a quase um quarto do seu peso total! A produção de espermatozoides e de testosterona, o hormônio sexual masculino, vai às alturas. Louco para acasalar, ele sai em busca de uma (ou várias) parceira(s) e é capaz de transar por 12 horas seguidas! Mas o excesso de testosterona na corrente sanguínea afeta seu sistema imunológico, deixando-o sujeito a infecções. Estudos revelam que a maioria morre cerca de dez dias após o acasalamento, que ocorre em julho ou agosto. Mas, como o danado transou até não poder mais e fecundou várias fêmeas antes de bater as botas, garantiu a sobrevivência da espécie.
 por Yuri Vasconcelos
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/existe-animal-morre-tanto-transar-601983

É possível clonar um fóssil congelado?





É possível na teoria, mas, na prática, as ferramentas disponíveis atualmente ainda tornam o processo difícil. "O principal problema é encontrar um DNA preservado de um animal extinto", explica Lygia Pereira, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP. A partir do momento em que o bicho morre, suas células já começam a se degradar. Depois de milhões de anos, então, imagine o estado em que as células se encontram, o que torna praticamente impossível encontrar um DNA perfeito de um animal pré-histórico. Com animais extintos mais recentemente, como o lobo-da-tasmânia, o trabalho é um pouco mais fácil. Vários zoológicos e laboratórios inclusive mantêm amostras de DNA desse animal para que em um futuro que não parece muito distante eles possam caminhar novamente.
A volta dos mortos-vivos
Dá para trazer os mamutes de volta ao mundo - só falta achar DNA intacto
1. O frio extremo aparentemente congela e conserva bem o corpo do bicho, mas por dentro não é bem assim. As baixíssimas temperaturas destroem as células. Junto com elas, vão para o beleléu os cromossomos, que contêm o material genético, o DNA, necessário para que se possa produzir um clone do animal
2a. Um jeito de obter o DNA seria sintetizá-lo em laboratório - mas é difícil, pois, até 2008, apenas 70% do genoma de mamutes foi decifrado. Outro seria modificar o DNA de um elefante, que seria meio caminho andado para virar DNA de mamute, mas ainda não se sabe exatamente onde essas mudanças deveriam ser feitas
2b. Mas, se, por sorte, uma única célula com a sequência de DNA intacta for encontrada em um fóssil, é possível retirar o seu núcleo, que contém os cromossomos, e colocá-lo em um óvulo sem núcleo de um parente, como o elefante. Assim, teríamos um óvulo fértil de mamute, que, com impulsos elétricos, pode tornar-se um embrião
3. O óvulo é implantado no útero da mamãe elefante, mas essa gestação tem riscos. Durante a gravidez, há muita troca de materiais entre mãe e feto. A quantidade de proteínas que um feto elefante receberia pode ser insuficiente ou exagerada para um feto mamute, por exemplo, o que pode causar um aborto ou o nascimento de um filhote com problemas