Banner

SALVE A AMAZÔNIA! ASSINE A PETIÇÃO

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Aranha viúva-negra





A viúva negra (Lathrodectus tredecimguttatus) é uma aranha escura, com o corpo medindo cerca de 1 cm, possui algumas linhas brancas e 13 manchas vermelhas vivas no abdômen. Só a fêmea é descrita com sendo perigosa. A virulência da picada de pende não só da estação do ano, como da sensibilidade da vítima.
O veneno desta aranha é muito tóxico, no entanto, produz uma pequena quantidade, pelo que só há perigo para crianças pesando menos de 15 Kg.
Não são agressivas, picam somente quando comprimidas ao corpo, como por exemplo quando calçamos um sapato, ou colocamos um boné. 
Ocorrem em vegetação arbustiva, e podem aparecer perto de residências também. 
Logo após a picada, aproximadamente depois de 35 minutos, inicia-se uma dor local, do tipo mialgia, de intensidade e extensão variáveis, sudorese, agitação psicomotora, podem ocorrer também a taquicardia, hipertensão arterial e arritimias cardíacas, dores abdominais, cãibras. O veneno da viúva negra tem ação neurotóxica. Vítimas como crianças, pessoas com cardiopatias, gestantes e idosos, são considerados como do grupo de risco, devendo ser o tratamento, mais intensificado devido a probabilidade de posteriores complicações. 
Entre 1980 e 1990, foram registrados 64 casos na Bahia e acidentes isolados no Rio de Janeiro, Niterói, e Agudos. Alguns casos fatais foram descritos no Chile, EUA, África, Austrália E Europa.


http://www.curiosidadeanimal.com/ven_ins_aranha_viuva_negra.shtml

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aranha armadeira






As espécies principais são, Phoneutria fera (Amazonas), Phoneutria rufibarbis ( Amapá, Guianas, Amazonas, Pará), Phoneutria keiserlingi ( Espírito Santo até Buenos Aires, nas baixadas fluminense e santista) e Phoneutria boliviensis (Bolívia). 
Possuem um tamanho aproximado de 6 cm, corpo e pernas castanhos, possuem fileiras de manchas claras no dorso do abdômen, são agressivas, podendo pular para picar. Os acidentes ocorrem quando colocamos a mão em ambientes escuros, ou dentro de caixas, calçamos os sapatos, etc., a aranha pica ao sentir o movimento a sua frente, o que para ela é uma ameaça. 
Muito encontrada em plantações de bananas, onde é chamada de banana spiders. São transportadas junto com as bananas para o exterior também, onde causam acidentes.
Seu tempo de vida atinge aproximadamente dois anos,costumam acasalar no inverno, sua ooteca é reconhecida por ter um formato de um prato, é branca, onde a mãe fica em cima cuidando. O desenvolvimento se dá entre 20 e 25 dias, a postura possui em torno de 700 ovos.
A picada provoca dor intensa que persiste durantes algumas horas e irradia-se por toda a região, ocasionando queda de pressão, prostração, tontura, vômitos, dispnéia, sudorese, aumento das secreções glandulares e espasmos. 
Aplicando-se 0,2mg de seu veneno, pode matar um cão de 1Kg e 0,015mg pode matar um camundongo de 20g.




http://www.curiosidadeanimal.com/ven_ins_aranha_armadeira.shtml

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Box Jellyfish (água-viva)


Um dos mais mortais animais na face da Terra, também chamada de "Sea Wasp".
Essa água-viva, com corpo meio quadrado, habita o Norte e Nordeste da Austrália, e pode ser encontrada por toda a extensão da Barreira de Corais, ou seja: Por cerca de 2.000 Km.
A toxina presente nos tentáculos que chegam à muitos metros de comprimento, é tão forte, que os poucos sobreviventes de um encontro com uma Box Jellyfish, descrevem a dor mais como um choque elétrico constante, do que uma queimadura. Após o contato, a pessoa provavelmente sairá do mar gritando, e irá desmaiar na areia com marcas no corpo, como se fossem chicotadas. Dependendo da extensão da área afetada, parada Cárdio-Respiratória, ocorre em menos de 3 minutos, sendo necessário a aplicação de respiração boca a boca e compressão torácica.
Aconselha-se não abandonar a vítima para buscar socorro, e sim conseguir de alguma forma, que outros o façam.
A Box Jellyfish é responsável na Austrália por mais mortes que Tubarões, Crocodilos e Cobras. Não existem antídotos conhecidos, porém a aplicação de vinagre na área atingida reduz um pouco a dor, até que uma ambulância chegue ao local. Atenção médica para salvar a vítima é indispensável.
Dica: Jamais tente sem estar usando luvas de borracha, retirar os tentáculos enrolados em uma pessoa, pois serão 2 candidatos à ir pro céu. Igualmente, ao tentar ressuscitar a vítima, tome muito cuidado para seu corpo não entrar em contacto com as áreas afetadas ou partes da Box Jellyfish.
Atuando sobre o sistema nervoso, pode provocar na vítima, no espaço de minutos, uma transpiração abundante, cegueira, falta de ar e morte. Alguns biólogos classificaram o veneno deste como o mais potente de todos. Nos últimos 25 anos, 60 pessoas morreram enquanto tomavam banho nas praias de Queenslândia, na Austrália, por terem tocado nestas medusas.





http://www.curiosidadeanimal.com/peixes_marinhos_box.shtml

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Síndrome do sotaque estrangeiro





Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas deste distúrbio passam a falar com sotaque francês… ou italiano… ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronúncia não é efectivamente estrangeira, só dá a impressão disso. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acreditam que o sintoma é causado por um trauma em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, provocando mudanças na entoação, na pronúncia e em outras características da fala.




http://doencas-raras.webnode.com/sindrome-do-sotaque-estrangeiro/

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Macaco rouba câmera de fotógrafo e faz um autorretrato 'sorridente'



Primata roubou equipamento de David Slater e, curioso, começou a clicar.
Caso ocorreu em parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia.




Macaco da ilha de Sulawesi roubou a câmera e fez seu próprio retrato (Foto: Macaco selvagem/David Slater/Carters News)

Um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécie Macaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um "sorridente" autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia.
David Slater contou que o primata começou a investigar o equipamento e se fascinou com seu reflexo na lente antes de começar a disparar cliques sem perceber, inclusive o curioso retrato acima.
A imagem está perfeitamente centralizada, apesar de fora do eixo - como é comum ocorrer inclusive entre humanos que tentam posar para a própria câmera. Alguns sites divulgaram a foto com o eixo corrigido, o que dá um ar ainda mais profissional ao primata.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os animais também fazem sexo oral?


Sim, meu caro, os bonobos, uns "primos" bem safados dos chimpanzés, também praticam sexo oral com seus parceiros. Esses primatas, cujo nome científico é Pan paniscus, já são famosos pelas estripulias que fazem quando o assunto é sexo. Não raro, são flagrados em animadas orgias, onde rola de tudo: macho com macho, fêmea com fêmea, sexo grupal, e por aí vai. Mais recentemente, um grupo de cientistas chineses e britânicos se surpreendeu ao ver que fêmeas de morcegos da espécie Cynopterus shinx, que vivem na Ásia, também são adeptas da felação (termo técnico para sexo oral). Os pesquisadores ainda não sabem explicar a função desse comportamento, mas notaram que, quanto mais a fêmea se dedica ao sexo oral, mais tempo dura a relação sexual do casal morcego. O mais curioso é que a felação ocorre no momento em que o macho está penetrando a fêmea, posicionado atrás dela. Num incrível exercício de contorcionismo, ela baixa a cabeça e lambe gentilmente o órgão do parceiro. Posição assim, nem no Kama Sutra!

por Yuri Vasconcelos

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/animais-tambem-fazem-sexo-oral-532837

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Qual é o animal mais venenoso do mundo?



                                                                         Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mdig.com.br/imagens/bichos/vespa_do_mar2.jpg&imgrefurl=http://www.mdig.com.br/index.php%3Fitemid%3D7729&usg=__VK0VfJqx7wCcoPgbWYuc2sxrjzM=&h=439&w=640&sz=77&hl=pt-BR&start=17&zoom=1&tbnid=kjaw3UU3bQEL3M:&tbnh=148&tbnw=169&ei=mz7tTY-9EIbMgQeXhZ3ZCQ&prev=/search%3Fq%3Dvespa-do-mar%2B(Chinorex%2Bfleckeri)%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D666%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=861&vpy=376&dur=807&hovh=186&hovw=271&tx=155&ty=100&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:17&biw=1280&bih=666


Por : Yuri Vasconcelos


É uma água-viva com finos tentáculos de até 5 metros de comprimento que atende pelo nome de vespa-do-mar (Chinorex fleckeri). Encontrada no litoral da Austrália - principalmente entre outubro e março -, ela é muito mais venenosa que qualquer cobra, aranha ou escorpião do planeta: um único indivíduo da espécie contém toxinas suficientes para matar 60 adultos. "Ao esbarrar na vítima, ela lança milhares de agulhas microscópicas que imediatamente despejam o veneno na corrente sangüínea", diz o biólogo José Carlos de Freitas, da Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos 100 anos, mais de 60 banhistas foram mortos por essa medusa na costa australiana - o dobro do número de vítimas fatais de ataques de tubarão naquele país. A boa notícia é que existe antídoto contra a poderosa toxina, mas, como sua ação é muito rápida, a vítima tem que ser atendida sem demora. Por isso, os salva-vidas australianos costumam carregar vidrinhos com o remédio.






                                                      Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.oversodoinverso.com/wp-content/uploads/2009/10/vespa3.jpg&imgrefurl=http://www.oversodoinverso.com/6-bons-motivos-para-nao-viajar-para-australia/&usg=__0-Qd1w5aJZM1yiFawdJRpLbzZbU=&h=300&w=400&sz=41&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=lZ2p3ST5ixGSqM:&tbnh=175&tbnw=235&ei=mz7tTY-9EIbMgQeXhZ3ZCQ&prev=/search%3Fq%3Dvespa-do-mar%2B(Chinorex%2Bfleckeri)%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D666%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=980&vpy=94&dur=1914&hovh=194&hovw=259&tx=230&ty=105&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:5,s:0&biw=1280&bih=666





Rápida no gatilho
Como não nada, apenas flutua no oceano, a vespa-do-mar tem que ser precisa na captura dos pequenos peixes que irão alimentá-la. Por isso, é tão importante a ação rápida de seu veneno. O homem está longe de fazer parte do cardápio desse animal, mas num esbarrão acidental, o veneno pode ser usado como defesa. Na hora do contato, a pessoa sente uma picada, como se tivesse sido atacada por uma vespa comum. Logo depois, a toxina inoculada avança pela sangue até atingir o coração e os pulmões. Se a vítima não receber uma dose de antídoto, pode morrer de parada cardíaca e respiratória em cerca de cinco minutos.

Máquina mortíferaOs tentáculos da vespa-do-mar disparam fios parecidos com agulhas
1 - As células dos tentáculos são carregadas de uma toxina fatal. Dentro delas há um fio, fino e duro, contráido com uma mola
2 - Quando alguma pessoa ou animal esbarra nos tentáculos, as células liberam essa "mola" que estava escondida

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dublando Os Animais



                            Meuuu Deuss!! Ri muito com esse vídeo! É eu sei , eu sou abestalhada! =D

Inteligência animal

Um corvo cria uma ferramenta e utiliza a mesma para "pescar" sua ração
__________________________________________________________________________

O socozinho (abaixo) é uma ave da ordem Pelecaniformes da família Ardeidae.Tem cerca de 36 centímetros. É inconfundível, devido às suas pernas curtas e amarelas e pelo seu andar agachado.
Alimenta-se com peixes, insetos aquáticos (imagos e larvas), caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis. Permanece imóvel por longos períodos, empoleirado sobre a água ou em suas proximidades, à espera de presas.

Porém , esse pássaro descobriu que se jogar na beira do lago os farelos de pão antes atirados pelos humanos, o peixe será atraído a superfície para se alimentar e tornará sua pesca bem 
mais rápida e fácil. - Larissa Senna

_______________________________________________________




Animais com as Piores Armas Químicas [ 10 - 9 ]

10- Lesma do Mar. São como caracóis sem a concha protetora, então precisam se cuidar de outra maneira. Elas comem as anêmonas e guardam seus ferrões em apêndices trazeiros. Os cientístas ainda não sabem como o organismo da lesma faz a diferenciação entre células venenosas e outras. Elas são coloridas para avisarem que são venenosas.

Paralelo Humano: Os humanos decorarm substâncias venenosas de forma colorida. Conheça a mulher que tem uma coleção de garrafas de venenos. O azul cobalto e o verde esmeralda foram cores padrões de venenos até o início do século XX.

                                                            9- O milípide. 


Ele é especialista em gás venenoso
. O lêmure preto de Madagascar evoluiu de forma a utilizar este veneno. Ele passa o veneno em seu corpo para utiliza-lo como repelente de insetos e até se droga com ele!











Paralelo Humano: O inseto cantarida libera uma substância tóxica que se ingerida por humano aumenta a velocidade cardíacas e pode ser usado como uma porção do amor.

[ 8 - 5 ]

 8- Borboletas Monarcas. O serviço florestal americano tem uma lista de 500 vegetais que tem venenos poderosos para humanos. O oitavo lugar encontrou uma forma de roubar veneno das plantas para deixar um gosto horrível e mortal em quem a tentar comer. Suas larvas vivem em plantas onde comem o veneno, um alcalóide.
Paralelo Humano: Os romanos conheciam o poder de determinadas plantas, como a beladona, e as utilizavam                                            para envenenar as pessoas.

 7- Besouro Bombardeiro. É um químico pequenino que esguicha um ácido caústico pelo traseiro. O ácido é a reação de 2 substâncias que chegam a 200ºC quando se combinam!

Paralelo Humano: Nós temos alguma forma de venenos químicos no corpo. Por exemplo, se tomar 42 xícaras de café ou tomar 100 copos de água em 2 horas, você pode morrer. Todos os materiais são perigosos.

 



6- Sapo Cururu. Ele vive na Austrália e tem veneno poderoso o suficiente para causar um ataque cardíaco.

Paralelo Humano: Os antigos maias usavam os sapos extraindo seus venenos e usando como narcóticos em seus rituais de sacrifício. A vítima drogada pelo veneno não oferecia resistência ao sacrifício de sua vida aos deuses.



5- Naja Cuspideira. Ela vive no Sul da África e usa seu veneno para ficar longe de problemas. Esta é uma naja especial porque pode cuspir seu veneno na vítima e pode acertar um alvo a 3 metros de distância, preferindo mirar nos olhos do inimigo.

Paralelo Humano: Alguns cientístas descobriram que vaporizar veneno de cobra nas roupas sujas facilitam o processo de lavagem

[ 4 - 2 ]


4- Pássaro Pitui.


Os cientístas nem sabiam que ele existia até 1989. Os habitantes da Papua Nova Guiné dançam para ele a centenas de anos. É uma ave venenosa que quanto mais colorido o pássaro, mais venenoso o veneno.


Paralelo Humano: Os nativos de Papua Nova Guiné sabem que ele não tem um gosto bom e por isso não o comem.





3- Polvo de Anéis Azuis. Também vive na Austrália e tem veneno suficiente para matar 10 pessoas. Os anéis tem cores azuis vibrantes que advertem que é venenoso. É usado tanto para se defender quanto para atacar. Na verdade não é o polvo que produz o veneno, mas sim bactérias.

Paralelo Humano: 
1. Existem vários tipos de bactérias que produzem venenos. Visite um dos laboratórios mais seguros do mundo. No laboratório tem bactérias do Antrax e até do Botulismo. 
2. Conheça também a salmonela, que acompanha carnes mal passadas e derivados do leite, ela usa a gordura para passar pelo estomago e causa indigestão alimentar. 600 pessoas morrem nos EUA por ano devido as salmonelas.



2- Baiacú. Ele tem a tetratoxina, um dos venenos naturais mais mortíferos do mundo. Como o polvo de anéis azuis, o baiacú tem bactérias que produzem a tetratoxina. 

Paralelo Humano: 
1. No Japão, o baiacú é servido como iguaria e deve ser preparado por um especialista. Pelo menos 50 pessoas por ano morrem após comer esta refeição. 
2. As famílias reais tinham provadores oficiais que provavam tudo antes dos reis comerem qualquer coisa. Sua função era prevenir o envenenamento do monarca. Hoje ainda existem provadores que procuram sabores diferentes, como o caso do homem que prova sorvetes de diversos gostos

___[ 1° lugar ]___

1- As rãs venenosas em especial a dourada. Ele é o animal mais venenoso do mundo e vive na selva amazônica e é fácil de ver. Ela tem veneno na pele o suficiente para matar 50 pessoas. Os Índios usam seu veneno na ponta dos dardos que usam para caçar. O veneno é 10x mais potentes que a tetratoxina do baiacu. O veneno é a Batracotoxina.

Paralelo Humano: 
1. Um Herpetólogo explica como os índios fazem para conseguir o veneno e como hoje os cientístas conseguem o veneno.







Quer saber mais?
Assista: The Most Extreme - Animal Planet


http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/621/piores_armas_quimicas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os animais mais bem adaptados [ 10 - 9 ]

10. Camelos.
 Os camelos se adaptaram a uma forma incrível ao deserto. As narinas são pequenas fendas com musculos especiais. Longos cílios impedem a entrada de areia nos olhos e uma segunda palpebra os protege; e sua característica mais famosa: a corcóva, que não contêm água, mas sim gordura.









9. Rato
São muito resistêntes e estão sempre um passo a frente dos humanos. Um rato pode espremer-se em lugares bem apertados graças aos ossos flexíveis do crânio. Sua mandíbula é 120x mais potente que a nossa e não se machucam quando caem.

Paralelo Humano: Rasputin. Em 1916 ele era impopular na Rússia e resolveram o envenená-lo com cianeto. Mas ele não morreu. Então resolveram atirar várias vezes nele e ele não morreu. Só foi morrer quando bateram em sua cabeça e o jogaram em um rio, fazendo ele morrer afogado.

[ 8 - 5 ]

 8. Atobá Australiano. 









Nenhum animal comum sobrevivia a um choque contra a água a 150km/s como eles fazem. Eles não tem narinas e seu corpo possui air-bags naturais que ele infla para absorver o choque do impacto.



7. Guanaco. 




Ele vive nos Andes e sobrevive a alturas extremas, podendo ser encontrado a 5.000 metros acima do nível do mar. É totalmente adaptados a viver nestas condições, tendo 4x mais hemácias no corpo com o dobro do tempo vida das nossas.
.
6. Baratas. 




Podem sobreviver a praticamente tudo graças as suas antenas super sensíveis com 400 milhões de anos de evolução. Elas sobrevivem a 200x mais radiações que nós e podem viver 1 mês sem cabeça (seu cérebro fica na parte traseira), morrendo de sede.

Paralelo Humano: A saga das baratas usadas em testes que não morriam.






5. Vermes Vestimentíferos.
São os vermes que vivem nas chaminés submarinas. Bactérias em seu corpo convertem os ácidos em alimento e ele não tem boca nem ânus.

[ 4 - 2 ]

4° > Ursos Polares.


Bem-vindos ao mundo congelado do Ártico, local onde encontramos nosso quarto lugar. Ele tem uma camada de gordura de 13 cm e 2 camadas de pelo para mantê-los aquecidos, fazendo eles sofrerem mais de calor no verão que de frio no inverno. Os filhotes não tem esta proteção toda e por isto o urso polar fêmea hiberna sob o gelo durante 4 meses. 

Paralelo Humano: O curioso é que durante a hibernação o urso não "fica apertado" e não precisa urinar ou defecar, sendo por esta característica objeto de estudo de cientístas. Eles buscam uma cura para a insuficiência renal.

Em 1994 um homem da Nova Zelândia foi preso sob custódia nos EUA acusado de tráfego de drogas. Durante 23 dias ele não foi ao banheiro, mas, quando foi, revelou a prova do crime.



3° > Pinguim Imperador.
Vive na Antártida e procriam no lugar mais frio da Terra. Eles caminham e deslizam até 80 Km para chegar ao local de acasalamento. As fêmeas botam um único ovo por ano e passam o controle para o macho, que fazem um ninho com os pés, e esperam o inverno passar, mal se movendo durante 65 dias! Durante todo este tempo não comem absolutamente nada e sobrevivem as tempestades e todas as dificuldades. As fêmeas durante este tempo estavam se alimentando e voltam ao final do inverno para dar comida aos filhotes. E então os machos saem em busca de alimento.

Paralelo Humano: O mergulho anual da base Scott, localizada na Antárida, onde homens pulam nús na água. 
Em março de 1975 um garoto de 15 anos ficou submerso durante 38 minutos em água extremamente fria e sobreviveu.



2° > Grilo Uéta
Um inseto  resistente com corpo blindado e mandíbulas enormes. Como todos os insetos ele tem sangue frio e quando a temperatura cai ele congela por vários meses. Seu coração para assim como todo o corpo. Quando ele descongela, volta a vida sem dano corporal, como se nada tivesse acontececido


Paralelo Humano: Se cristais de gelo se formam no corpo humano eles destroem todas as células porque são como farpas.

___[ 1º lugar ]___

 1° > Tardígrado.


 É tão resistênte que você pode encontrar em qualquer lugar do planeta onde exista musgos ou líquens. São invisíveis a olho nú. Quando a coisa complica ele se enrola todo e perde até 99% da água do corpo, morrendo. Desta forma eles sobrevivem a temperaturas de - 200ºC até 150 ºC, suportam 1.000x mais radiação que nós e já foram encontrados tardígrados que viveram 120 anos sem água. Eles sobrevivem até ao vácuo do espaço. Ele é realmente o mais extremo.




http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/800/sobreviventes


The most Extreme - Animal Planet